PRÊMIO BIGUÁ 2024
Destacando os vencedores do nosso município
Publicado em 22/10/2024 15:40 - Atualizado em 12/11/2024 13:46
O Prêmio Biguá 2024 é de grande destaque no cenário empreendedor e sustentável do estado, celebrando a criatividade e a inovação em diversas categorias. Neste ano, a premiação trouxe uma variedade de ganhadores que refletiram a diversidade e a riqueza de ideias. Entre os vencedores de nosso município, destacam-se produtores rurais e alunos do ensino superior da Universidade Federal do Espírito Santo os quais foram amplamente elogiados, solidificando sua posição em sustentabilidade.
Na categoria de Produtor Rural destacou-se com o projeto "Plantando Sobre Pedras: Vida para gerações futuras", que conquistou o primeiro lugar. Desenvolvido pelos produtores locais Moisés Vargas Araújo, José Luiz Vargas Araújo, Joziel Vargas Araújo e Luiz Fernando Araújo Salucci da cidade de Jerônimo Monteiro, o projeto visa a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, com a ideia central de transformar áreas consideradas improdutivas em espaços férteis, utilizando técnicas de cultivo adaptadas a solos rochosos, contribuindo para conservação de água e biodiversidade local e preparando o terreno para as futuras gerações. Além disso, "Plantando Sobre Pedras" serve como um modelo de desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível reverter a degradação ambiental e, ao mesmo tempo, manter a promoção de um movimento equilibrado com o meio ambiente.
Na categoria de Ensino Superior, o projeto "Uso de Biocarvões Produzidos com Resíduos de Madeira de Laranjeira para o Tratamento de Esgoto, em Jerônimo Monteiro", reconhecendo o trabalho interdisciplinar e a dedicação de Iara Carmona da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Jerônimo Monteiro, realizado em parceria com a ESALQ/USP, LEB/UFES, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Jerônimo Monteiro) e UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal), foi laureado com o primeiro lugar. O projeto propõe uma solução sustentável para o tratamento de esgoto, utilizando biocarvões gerados a partir de resíduos de laranjas, abordando a questão da gestão de resíduos e trazendo maior relevância para a saúde pública e o meio ambiente.
Ainda na categoria de Ensino Superior, o projeto "Uso de Ossos Bovinos para Produção de Biocarvão com Capacidade de Remediação de Solos Contaminados por Herbicidas", desenvolvido por Fernanda Nazário da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Jerônimo Monteiro, em parceira com o LEB/UFES e o Cena/USP, conquistou o terceiro lugar. Este projeto inovador busca transformar resíduos de origem animal em biocarvão, uma alternativa sustentável para a reutilização de resíduos comuns na pecuária e também uma solução para a crescente degradação do solo.
Os projetos não apenas representam uma contribuição significativa para Jerônimo Monteiro, mas também pode inspirar outras instituições, empresas e a sociedade civil a explorar abordagens criativas para consolidar novas visões e promover a transformação social. Ao adotar estratégias inovadoras e colaborativas, essas iniciativas podem fomentar um ambiente de aprendizado e troca de experiências, estimulando o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da comunidade.
por Controladoria Interna